domingo, 21 de junho de 2009

Arrastão do Boi Pavulagem!!!!

Hoje, galera, fizemos um programa de domingo bem paraense: fomos à Praça da República.

Nesses domingos de junho e julho, com o clima menos chuvoso, milhares de pessoas passam o dia passeando naquele que é um dos maiores pontos de encontro dominical das famílias paraenses.

E, além das já tradicionais barraquinhas de comidas típicas e de artesanato, nessa época do ano a praça tem mais uma atração, senão a maior delas: o Arrastão do Boi Pavulagem.

Veja a resenha:

"Arraial do Pavulagem, grupo folclórico de Belém do Pará. Tem este nome derivado de arraial (local onde se realizam os festejos, nas festividades dos santos) e de pavulagem, neologismo originário de pavão, que significa o formoso, bonito, e pomposo e que na linguagem popular tem o significado de "o que gosta de aparecer", ou o fanfarrão.

Origem:

No começo, uma brincadeira na Praça da República reunia os mais variados artistas.

O que deveria ser apenas uma brincadeira acabara virando uma grande roda de cantoria.

Cantadores e compositores, entre outros, tinham uma idéia, a de formar platéia e assim criar um espaço para divulgarem seus trabalhos. A principio, o boi era chamado “Pavulagem do Teu Coração”, somente a partir de 1987, passou a ser chamado de "Arraial do Pavulagem". A mudança se deu pelo fato de se ter uma visão mais ampla do contexto cultural podendo, assim trazer um universo de elementos populares para o Arraial e não se limitar somente à cultura do boi-bumbá.

Apresentação

O Arraial do Pavulagem dedica-se à pesquisa, à produção e à valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia, utilizando as linguagens, os ritmos, elementos simbólicos de folguedos, as danças e a religiosidade popular como base de referência para a difusão das tradições culturais, ao mesmo tempo em que dá continuidade ao seu processo criativo, procurando harmonizar o tradicional e o moderno buscando aprimorar sua linguagem musical e buscando o fortalecimento da identidade cultural paraense, oferecendo ao publico um trabalho criativo e original."

Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arraial_do_Pavulagem)

Kbs em meio aos "populares"

Chegada do Boi Pavulagem à Praça da República

Preparação para o "Grand Finale"

Tivemos muita sorte pois estávamos acompanhando o arrastão à distância, e paramos numa posição para observar e tirar umas fotos. De repente, uma imensa roda se abriu em nossa frente e todo o pessoal do Boi se concentrou bem perto de nós. Aí não pensamos duas vezes e gravamos tudo!

Veja o vídeo, principalmente preste atenção no momento 02:11. Simplesmente contagiante!



Um comentário: